fevereiro 06, 2012

Rondônia torna-se o maior produtor de Pirarucu

Departamento de Comunicação - Governo do Estado de Rondônia
O GLOBO RURAL MOSTROU EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO EM CATIVEIRO DA ESPÉCIE

A TV Rondônia produziu para o Globo Rural uma reportagem sobre a produção de pirarucu em cativeiro, no município de Pimenta Bueno que está colocando o Estado de Rondônia como o maior produtor desta espécie na região norte do País. A repórter Maríndia Moura visitou e conheceu instalações e laboratórios para a produção da espécie.
Somente na safra de 2012 estarão à disposição dos produtores rurais 50 mil alevinos de pirarucu rastreados e com georreferenciamento, cumprindo o que determina a legislação, e, após um ano pesando acima de 14 quilos podem ser comercializados. O produtor rural Pedro Megumi Yoko Yamia (Seu Pedrinho), um dos pioneiros na produção de alevinos em cativeiros, aposta tudo na comercialização e exportação do pirarucu de Rondônia.
Auditores de uma empresa multinacional especializada na comercialização de carnes de peixes para Europa inspecionou as instalações e laboratórios, em Pimenta Bueno verificando desde a cobertura dos tanques com redes onde são criados os alevinos para evitar o ataque de predadores naturais a qualidade da água. Constataram que tudo está ambientalmente correto de acordo com a legislação brasileira e as normas técnicas exigidas para exportação de pescado.

Bom negócio
Seu Pedrinho trabalha em dez tanques escavados com uma média de 1.500 metros quadrados cada, com uma rotatividade para retirada em média de 1.500 alevinos de pirarucu a cada 90 dias. Cada filhote é vendido para engorda em todo o Estado com 20 centímetros a R$ 10 a unidade que aos 15 meses está pronto para o abate pesando entre 14 a 15 quilos e podem ser comercializados a R$ 8 o quilo do peixe vivo. 
Pimenta Bueno tornou-se no maior centro produtor de alevinos certificados e rastreados do Estado. A produção de pirarucu que ali são acompanhados por técnicos desde o nascimento até a comercialização final. Segundo seu Pedrinho, o “Estado vai se tornar no maior e melhor produtor de peixes do Brasil, graças às parcerias com universidades e outras instituições governamentais.” Cada desova anual por fêmea varia entre 5 e 10 mil alevinos.

Vontade Política
Para o gerente de piscicultura da secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) o veterinário, Carlindo Pinto Filho, “foi à vontade política do governador Confúcio Moura (PMDB) em transformar o Estado como um dos maiores produtores de peixes do País, priorizando essa atividade em sua gestão, que vai mostrar para o mundo a qualidade do filé de pirarucu exportado de Rondônia.
A produção de pirarucu, pintado, jundiá e tambaqui em cativeiro espécies típicas da Amazônia vai consolidar a posição de Rondônia colaborando para tornar o Estado ambientalmente sustentável.
O diretor de Pesquisa da Mar & Terra (Thiago Tetsuo Ushizima) empresa instalada há poucos anos em Pimenta Bueno e especializada na comercialização de peixes para o exterior, garante que no final de março segue para Europa a primeira parte das 200 toneladas de filé de pirarucu. O processo é lento em função de exigências burocráticas.
Segundo Thiago, Rondônia é um Estado atraente. “Tem potencial de água e clima favorável, só faltava organização.” A meta do grupo é produzir, em médio prazo, três milhões de alevinos para serem repassados aos produtores rurais no sistema de parceria, com um contrato de garantia de compra.
Dezenas de pequenos e médios produtores rurais serão beneficiados. Ainda a partir de 2012 será fornecida ração aos piscicultores parceiros com a instalação de uma plataforma industrial, que vai gerar 120 empregos diretos e rendas ao homem do campo. Essa é uma grande conquista para o Estado, a instalação definitiva de uma fábrica de ração e uma indústria de processamento de pescado.

Foto: Simone Yokoyama Oliveira (filha Seu Pedrinho)