novembro 08, 2010

Qual truque os "glass catfish" utilizam para terem o corpo transparente?

Published: Dr Heok Hee Ng 
Issue of Practical Fishkeeping Magazine

Esta é uma pergunta para a qual não há resposta satisfatória, pois estamos apenas começando a entender a base física e anatômica de transparência em tecidos vivos.

Copyright © Neil Hepworth
Embora as bases físicas e anatômicas para alguns tecidos transparentes (ex.: a córnea e o cristalino do olho) são mais bem compreendidas do que outras, a situação no olho é única no sentido de que os tecidos são altamente modificados para a transparência e estas modificações (ex.: completa ausência de um sistema circulatório) não são aplicáveis ao tecido muscular.

Além disso, a maioria das principais modificações feitas para a transparência são ultra-estruturais e só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio eletrônico. Para um tecido se tornar transparente, o mecanismo primário é reduzir a quantidade de luz dispersa quando a mesma passa pelo tecido: quanto menos luz disseminada pelo tecido, mais luz é emitida através dele e mais transparente o tecido.

Apesar de ainda não entendermos completamente como os tecidos, em especial o músculo, pode se tornar transparente, existem vários mecanismos que podem contribuir para explicar este fenômeno. O primeiro é que os peixes transparentes como o "glass catfish" (bagre fantasma ou bagre de vidro) têm corpos muito achatados. Essa forma achatada do corpo, diminui o potencial de disseminar luz (e, portanto, mais fácil será para tornar o tecido transparente).

Outro possível mecanismo é o envólucro ordenado de pequenas moléculas dentro do citoplasma das células para reduzir a dispersão da luz. Por fim, outras teorias defendem que os vários componentes subcelulares desses tecidos transparentes (ex.: mitocôndrias, ribossomos) devem ser pequenos e altamente dispersos.

Apesar de artigos de revisão recentes sobre este assunto, este campo tem mais perguntas do que respostas. São esperados estudos para se compreender melhor esse fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário