março 24, 2011

PANTANAL: A Maior planície alagada do Mundo (PARTE 5) - Invasores Marinhos; Relitos:

...continua:

Todos os peixes que ocorrem no Complexo do Pantanal podem ser incluídos em apenas 5 grupos principais: 
Ostariophysi: (parte 2 e 3) & Cyprinodontiformes e Perciformes (parte 4)

Invasores Marinhos: Reunidos aqui espécies que se originaram de grupos marinhos, ou seja, espécies que se estabeleceram em águas doce num passado não muito remoto.Essa dedução se deve ao fato da maioria dos seus parentes serem exclusivamente marinhos. É o caso das raias (Potamotygonidae), sardinhas (Pristigasteridae), pescadas (Sciaenidae), linguados (Achiridae), agulhas (Belonidae), além dos exemplares da família Synbranchidae, o mussum
No Pantanal ocorre apenas 3 espécies de raias do gênero PotamotrygonP. motoroP. brachyura P. falkneri. Já as sardinhas, também conhecidas como sardinhão, os linguados (flatfish) e os mussuns (marbled swamp eel) são representados por uma única espécie cada: Pellona flavipinnisCatathyridium jenynsii e Synbranchus marmoratus, respectivamente. Os Sciaenidae, apesar de pertenceram aos Perciformes, são inseridos como invasores marinhos pelas justificativas já descritas. A família é representada no Complexo do Pantanal por apenas 2 espécies de gêneros distintos, são elas: Plagiocion ternetzi e Pachyurus bonariensis.





Relitos: Aqui foram reunidos os peixes que tiveram ampla distribuição na região pelos registros fósseis, mas que atualmente é representado por poucas espécies. No Complexo Pantanal é representado por uma única espécie, a pirambóia, pertencente à família Lepidosirenidae - Lepidosiren paradoxa, com disitribuição Amazônica, bacia do Prata e recentemente registrada no Pantanal (Silva, 1986). Esta família, juntamente com os Protopteridae (África) e os Ceratodontidae (Austrália) formam o grupo dos Dipnoi ou Peixes Pulmonados (Lungfish) muito diversificado no passado, mas hoje representados por apenas 6 espécies que são verdadeiros fósseis vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário