abril 02, 2013


Aquário introduz atuns (Bluefin tuna) para "assustar" sardinhas preguiçosas.

Um aquário público no Japão está tendo um problema com suas sardinhas, que se tornaram tão acostumados ao seu ambiente seguro, que não se comporta mais como eles deveriam.

As 35 mil sardinhas do Aquário de Nagoya têm parado para formar o famoso "furacão de peixe", quando elas se reúnem para se alimentar. Uma visão surpreendente e uma grande atração para os visitantes (vídeo mostrando tornado ao final da matéria).

Esse comportamento do cardume é uma forma natural de defesa das sardinhas contra predadores. As únicas a realizar esse comportamento devido a Corrente do Kuroshio na costa do Japão, onde as rochas e outras formas de abrigo são escassos.

O aquário (14,0 x 5,0 m) também possui predadores vindos do mesmo habitat das sardinhas, porém, aparentemente, estes raramente se preocupam com as sardinhas, já que são muito bem alimentado pelos tratadores (staff).

Sardinhas rebeldes (= velhacas) começaram recentemente a romper com o resto do grupo e a nadar em uma parte diferente do tanque. Os tratadores (staff) acreditam que essas sardinhas "rebeldes" perceberam a improvável predação e esta vida fácil levou o grupo a mudar seu comportamento natural.

Segundo relatos, algumas dessas sardinhas começaram até mesmo a competir por alimentos com o Bonito - peixe muito maior e que no ambiente natural (selvagem) provavelmente as comeriam!

Diante disso, os tratadores do Aquário de Nagoya introduziram 11 exemplares de Atum (Bluefin tuna) no tanque onde estão as sardinhas na tentativa de forçá-las a voltar com seu comportamento natural normalmente.

Akira Ogushi, funcionário do Aquário, disse: "Levará cerca de uma semana para o atum se aclimatar. 
Quando eles começam a nadar em uma escola, colocam pressão sobre as sardinhas e todos nadam juntos, como uma grande escola".

O vídeo mostra o tornado de sardinhas no Aquário de Nagoya: 


Caso não consigam acessar pelo blog, tente o link: http://youtu.be/7nc9zgytAto

Nenhum comentário:

Postar um comentário