outubro 13, 2010


Peixes escolhem a fêmea pelo tamanho das nadadeiras
Berlim, 12 oct (Prensa Latina)
Autor Mireya Ortiz Becquer
12 de octubre de 2010

Os peixes cíclidos machos, ao que parece, preferem às fêmeas com uma nadadeira pélvica grande, segundo os resultados de um estudo alemão difundido na Revista Evolutionary Biology.
Estes peixes escolhem o potencial casal pelo tamanho da nadadeira porque pode ser um indicador de boa saúde, de menos probabilidades de morte por fome ou doenças e as proles de fêmeas geradas são mais atraentes para outros machos, demonstraram, pela primeira vez, pesquisadores da Universidade de Bonn - Alemanha.
Por essa razão, as fêmeas da espécie Pelvicachromis taeniatu, peixe oriundo de África, desenvolveram nadadeiras pélvicas desproporcionais em comparação com seu corpo.
Ainda que se saiba muito sobre as características sexuais secundárias (ornamentos) dos machos, a das fêmeas é muito pouco conhecida.
Segundo os cientistas, é a primeira vez que uma investigação analisa a alometría - o vínculo entre o tamanho e a forma do corpo - de um ornamento como é o tamanho das nadadeiras nas fêmeas de Pelvicachromis taeniatu.
A equipe de pesquisadores descreve que durante o cortejo as fêmeas agitam suas grandes nadadeiras pélvicas de cor violeta, muito diferente à dorsal, peitorais e anal, o qual poderia ser uma forma de atrair a atenção de suas congéneres do sexo oposto.
"É claro que os machos preferem a fêmeas com nadadeiras pélvicas maiores e que estas nadadeiras crescem de forma desproporcional a suas outras nadadeiras", escreveram os pesquisadores à revista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário