outubro 26, 2010

Seca histórica ameaça peixe-boi da Amazônia

INPA - ASCOM/AMPA
25/out/2010 (08:51:37)
por Séfora Antela

Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) recebe denúncia da caça de animais presos à lagos no interior do Amazonas

      Com a redução exorbitante do nível das águas dos rios Amazônicos, o peixes-boi, espécie ameaçada de extinção, está mais vulnerável à caça, por isso, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) promoveu nesta segunda-feira (25/out) excursão à Autazes, distante da capital amazonense 108 Km, para realizar operação. A viagem foi organizada depois de denúncia feita por populares do município à Ampa, que atua em convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e recebe incentivos da Petrobrás.
      Uma equipe de dez pessoas, composta por membros da Associação e de representantes de órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, foi até o local da denúncia para constatar o ocorrido. “Fomos avisados de que um lago próximo à colônia dos pescadores de Autazes secou muito e os animais estavam expostos, sendo vítimas de caça. Então, mobilizamos essa equipe para fazermos a fiscalização e conscientização ambiental, a fim de proteger essa espécie”, explica o diretor da Ampa, Jone César Silva.
      Em período de seca, como esclarece Silva, os peixes-bois migram para lagos profundos aguardando a enchentes; entretanto, em secas mais severas, como está ocorrendo esse ano, esses animais ficam muito mais vulneráveis ao abate. “Historicamente, o peixe-boi amazônico é alvo de caça, por ter um grande interesse comercial, devido a sua carne, gordura e principalmente seu couro muito resistente. Hoje, mesmo protegido por lei, ele ainda é vítima de caça ilegal e esse fator se agrava nessas épocas do ano”, comenta Silva.
      Silva alerta ainda que se o peixe-boi continuar sendo caçado, ele pode deixar de existir, como ocorreu com a vaca-marinha-de-Steller, parente do peixe-boi extinto no século 18, após 27 anos de sua descoberta.        
      “O peixe-boi é uma espécie endêmica da região. Ele tem um papel importante para o equilíbrio do ecossistema, como é um animal herbívoro, alimenta-se de plantas aquáticas, portanto, evita que as plantas se acumulem no rio, permitindo a passagem de canoas. Além disso, suas fezes servem de alimento para microorganismos, que são comida dos peixes, que fazem parte de nossa dieta,” ressalta.

4 comentários:

  1. legal a reproduçao de peixes

    ResponderExcluir
  2. Pois é Amilton!!!! É realmente fascinante e muito curioso como esses animalzinhos se adaptaram à cada situação inusitada que acontece nas águas. E fora delas também. Muitos fenômenos ambientais externos também colaboram para essa grande diversidade e modos reprodutivos desses animais aquáticos.
    Obrigada pela mensagem
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. estava a procura de uma foto de peixe-boi da Amazonia, e achei... porém o que mais gostei foi esse relógio do CORINGÃO!!!!!!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Érico que a postagem de ajudou.
      É...meu timão está comigo onde quer que eu viva!!!
      hehehe
      Obrigada tu pela mensagem,
      Abraços

      Excluir