abril 08, 2011

Peixe da Amazônia auxilia as plantas na reprodução

O Tambaqui, peixe comum nos rios amazônicos, possui uma dieta composta por sementes de frutas.

Durante as cheias dos rios, o peixe se posiciona debaixo das árvores e aguarda pela queda das sementes. Estudos conduzidos por pesquisadores da Universidade Duke – Carolina do Norte – comprovam que esta espécie tem papel fundamental na dispersão das sementes.

Para chegar a tais conclusões os biólogos rastrearam 24 peixes e analisaram as distâncias percorridas pelos animais, além de estimar a quantidade de tempo que as sementes ficam no intestino do Tambaqui. Os resultados demonstraram que aproximadamente 5% das sementes eram excretadas a mais de dois quilômetros da árvore que a originou. Esta espécie de peixe se alimenta de sementes de mais de 20 tipos de plantas frutíferas.

No decorrer do estudo, os pesquisadores puderam observar que os peixes maiores percorrem maiores distâncias antes de excretar as sementes, e estas são excretadas sempre em planícies o que permite dar origem a novas árvores e manter a diversidade na floresta. Mas a dispersão aleatória das sementes está ameaçada pela pesca indiscriminada, visto que os pescadores visam peixes grandes – que são os que percorrem mais quilômetros com as sementes. A prática da pesca sem controle acarretou em uma redução de 90% no número de peixes da espécie.

Os impactos, que uma possível extinção do Tambaqui pode acarretar, ainda são imprecisos, mesmo assim os pesquisadores são enfáticos ao afirmar que o peixe tem papel fundamental na forma como a floresta se organiza.

05/abril/2011- por Érika Rodrigues

Reprodução de várias espécies de árvores frutíferas da 
Amazônia têm um aliado na reprodução: o Tambaqui.

Um comentário: