dezembro 05, 2014

         Amphilophus hogaboomorum

The large male Amphilophus hogaboomorum @ 13″ (33 cm)
O grande macho selvagem de Amphilophus hogaboomorum (33 cm), também conhecido como Guayas ou Harlequim, nativo de Honduras.

Gostaria de gastar mais tempo apenas observando meus peixes. E tenho certeza que não estou sozinho nesse sentimento. Assim começa o relato do autor dessa matéria. A maioria dos apaixonados por aquários (aquariofilistas) concorda que uma boa parte do tempo gasto com seu aquário é na limpeza, alimentação e manutenção do mesmo ... e, claro, as mudanças de água semanais. Tenho dois casais reprodutores de belos peixes Amphilophus. Cada casal está em um aquário de 180 litros. Espaço suficiente para fazerem o que o grupo Cichlidae faz de melhor  ... procriação e cuidado parental.

Uma das coisas mais legais, de longe, é ver o casal orientar seus alevinos a se esconder para trás do aquário. Ontem à noite, enquanto eu estava observando um dos casais, notei que sua prole (alevinos) tinham conseguido dividir-se ao meio sendo cada metade para um lado do aquário. Então eu rapidamente me posicionei trás do aquário para ver como o casal iria lidar com o dilema. A fêmea é sempre a controladora (age), se deslocando frequentemente entre os dois grupos de alevinos. O macho também participa, ao menos tenta ... a fêmea parece mantê-lo em movimento, com severas investidas em suas nadadeiras.

Durante minha observação, a fêmea nadava em direção a um dos grupos de alevinos, eriçava e trepidava suas nadadeiras e, então nadava de volta para o outro lado do aquário. Muito lentamente os alevinos se deslocaram para o outro lado do aquário. O macho permaneceu junto ao maior grupo, a fêmea sempre o alertando por meio de pequenos "toques" na base da nadadeira como uma espécie de "alfinetada" para mantê-lo alerta (eu acho). Foi muito interessante observar a dinâmica entre os dois e sua prole.

Female Amphilophus hogaboomorum keeping watch over the fry.
Fêmea de Amphilophus hogaboomorum vigiando sua prole.
The male keeping an eye on one half of the fry while the female got busy rounding up the stragglers.
O macho de olho em uma metade do grupo de alevinos enquanto a fêmea se ocupa reunindo os retardatários.

The female rounding up the fry on the other side of the tank.
A fêmea reunindo a prole do outro lado do aquário.

Imagine having to worry about ALL of these “kids” at one time. No wonder cichlids are expert parents.
Imagine ter que se preocupar com TODAS estas "crianças" de uma só vez. Não é à toa que os ciclídeos são pais exemplares.

Both male and female Amphilophus hogaboomorum with the entire group under their watchful eye.
Ambos macho e fêmea de Amphilophus hogaboomorum com toda a prole sob o olhar atento.



- Mo Devlin (autor do relato "Today in the Fishroom"): Gosta de aquariofilia desde que era criança. O amor pela fotografia se encaixou muito bem ao hobby. Ao longo dos anos tornou-se mais de uma obsessão do que um hobby. Ele é proprietário da Aquamojo.
Link: http://www.reef2rainforest.com/2013/05/24/today-in-the-fishroom-amphilophus-hogaboomorum/

Nenhum comentário:

Postar um comentário