agosto 28, 2015

Grand Canyon Fishes Contaminated by Mercury

PEIXES DO GRAND CANYON ESTÃO CONTAMINADOS POR MERCÚRIO

por Sumayah Aamir
News Latest Science News




Estudos nos rios do Grand Canyon mostraram que estão poluídas por mercúrio. E isso está causando a contaminação dos alimentos provenientes do rio Colorado como o mercúrio encontrado em peixes do Grand Canyon.


Mesmo lugares intocáveis como o Grand Canyon não são seguros. Que vem dos tentáculos traiçoeiros de poluição. A poluição é como uma hidra de muitas cabeças que não podem ser eliminadas no balançar de uma varinha mágica. Ela exige ação real e muitos sacrifícios por parte do homem.

O Grand Canyon tem sido sempre um marco simbólico refletindo o espelho de a natureza em estado bruto. No entanto, todo isso parece ter mudado. Relatórios recentes mostram que foram encontrados grandes concentrações de mercúrio e selênio nas águas do Grand Canyon.

A ecologia da área está saturada desses produtos químicos. Um estudo publicado em um jornal demonstrou que as cadeias alimentares (peixe e os animais selvagens) vêm apresentando esses elementos em excesso. E a gestão destes ambientes tóxicos será um enigma ainda sem solução. Isso acontece porque o poluição está espalhada por toda parte agora. 

Ela passou dos limites do Grand Canyon e penetrou em áreas adjacentes. Mais de meia dúzia de locais ao longo do rio Colorado já apresentam o problema. Está mais do que enraizada em sua matriz contextual.Alevinos, invertebrados, bem como qualquer ser vivo que vive nessas águas estão em risco. Ao mostrar que as concentrações de mercúrio e o selênio no peixe carapaus são altas tornando assim, essas criaturas impróprias para consumo.

Literalmente, estes produtos são um veneno que poderá também correr em nossas veias assim que o animal contaminado for consumido cozido e/ou assado durante uma refeição. O mercúrio é uma neurotoxina fatal que pode afetar negativamente a saúde a medida em que a morte acontece. Até mesmo o selênio causa várias doenças que incluem a perda dos cabelos e dentes.

Também problemas com capacidade mental e vivacidade estão em jogo. O selênio tem sido associado ao câncer de fígado. Então, cuidar é melhor do que remediar. Por enquanto a única espécie que conseguiu sobreviver ao ataque ambiental foi a população de trutas arco-íris, que já estas estavam livres dos efeitos poluentes do mercúrio.

No entanto, o consumo de espécies que vivem no Grand Canyon ainda é um perigo para a saúde. A poluição por selênio ocorre muitas vezes devido às atividades agrícolas e de mineração. No entanto, os níveis encontrados no solo já são naturalmente elevados.

O mercúrio ainda que provém das fábricas de carvão. Outras atividades humanas também colaboram para "levar" o mercúrio para dentro dos "ossos e nervos" do Grand Canyon. Até mesmo algas têm sido responsáveis pelo envenenamento com mercúrio. Todos os ecossistemas são vulneráveis aos efeitos devastadores da poluição. Mas alguns são mais vulneráveis do que outros.


Imagens Getty 

Nenhum comentário:

Postar um comentário